Segundo o NREL (National Renewable Energy Laboratory – Laboratório Nacional de Energia Renovável), a falta de limpeza pode reduzir até 25% da produtividade de um painel fotovoltaico. Agora em 2023, a previsão de perca é de 4 a 5%, que custaria entre 4 e 7 bilhões de euros cerca de R$ 40 bilhões de reais.
Esse número pode ser explicado por alguns fatores como o número maior de instalações nas regiões criticas em relação à sujeira e a relação dos painéis que sofrerem perdas em sua produção, segundo a pesquisa. As ocorrências não acontecem apenas na África e na Ásia com muitas partículas na atmosfera, também ocorrem em regiões de muito altas acima do nível do mar por conta da neve existente nesses locais.
Os tipos de sujeira variam muito na hora de avaliar o que pode estar ocorrendo na usina, hoje com o software SOLAR VIEW PRO da
Solar View , é possível analisar o histórico de geração das usinas e visualizar se é necessário realizar uma manutenção ou limpeza nos painéis. Segundo a pesquisa do NREL (National Renewable Energy Laboratory – Laboratório Nacional de Energia Renovável) ferramentas com maior sensibilidade estão em desenvolvimento.
Se analisarmos por tipos de usinas, grande parte da composição nacional são de pequenas quantidades de painéis, com usina residenciais liderando os números, instaladas grande parte em telhados, necessitando de uma limpeza manual por conta do melhor custo benefício na execução do serviço. Já usinas de grande porte e de solo, são limpas através de robôs automáticos e semi-automáticos que geram maior custo benefício em relação ao investimento necessário para limpeza.
Condições especiais como minério e neve
Se analisarmos os modelos de usinas existentes hoje no Brasil, grande parte da composição são de pequenas quantidades de painéis instalados, como usinas residenciais que lideram os números, instaladas em telhados e necessitando uma limpeza mais simples e manual.
Já usinas de grande porte instaladas no solo, são limpas através de robôs automáticos e semi-automaticos que geram maior custo benefício em relação a limpeza manual dos painéis fotovoltaicos e ao investimento total, esses processos também são utilizados em regiões com temperaturas muito baixas e ocorrência constante de neve, além das regiões da África e Ásia. No Brasil conseguimos observar que a maioria das usinas com mais de 2000 mil painéis solares instalados se encontram em zonas rurais e estão expostas constantemente a partículas de poeira, minério ou do solo em que se encontram.
O relatório concluiu que a “sujidade fotovoltaica” vai ser uma questão global por muito tempo, e deverá ser aumentada por conta das alterações no clima com o a temperatura global subindo e o aumento das secas em todo mundo. É necessário a criação cada vez mais de tecnologias para auxiliar tanto na análise das condições dos painéis nas usinas, quanto de módulos mais eficientes e resistentes a alturas e temperas adversas.
Aqui no Brasil quando o assunto é limpeza você já sabe que é só chamar a PVCLEAN, somos especializados em manutenção e limpeza de usinas solares, fornecendo serviços de limpeza manual e robotizada em todo território nacional através dos nossos 12 pontos de atendimento, se precisar de um orçamento é só clicar no texto a seguir: